Ford se preocupa em desenvolver tecnologia contra roubos

Já pensou ter um carro que reconhece seu rosto e não permite que outra pessoa com fisionomia diferente dirija o veículo sem sua autorização? Pois isso pode ser tornar realidade!

Não é de hoje que o número de roubos de carros no país vem aumentando cada dia mais e mesmo com a contratação de um seguro auto Ford nem sempre é possível proteger seu carro em caso de roubos, uma vez que alguns não são encontrados.

Conforme dados do Grupo Tracker, especializado em rastreamento de veículos, entre os 20 carros mais roubados entre janeiro e abril de 2014 só existe um veículo da Ford, a EcoSport. Porém isso, não significa que os carros da marca estejam livres de toda a violência e por isso a Ford fez uma parceria com a Intel para produzir um equipamento que ajudará bastante no caso de roubos de veículos.
Como funciona a tecnologia da Ford que ajudará nos roubos

A ideia da montadora foi criar o Project Mobil, que será um reconhecimento fácil para os motoristas, que será feito através de uma câmera frontal no painel. Neste caso, se a pessoa que se sentar para dirigir o modelo não for o proprietário, ele receberá uma foto no celular e poderá ou não autorizar o uso do carro pelo outro motorista.
Identificando um desconhecido, o proprietário pode bloquear o motor e ainda acionar rapidamente a polícia e tomar todas as providências para que o ladrão seja surpreendido ainda em flagrante.
Além disso, identificando o motorista do veículo, este sistema permite ajustar o banco da melhor forma, regulando altura e distância, além de arrumar até os retrovisores. E mais: se o dono do carro não quiser que “façam a festa” quando pegarem seu automóvel, pode limitar a velocidade máxima do carro, bem como até em que volume o rádio pode ser regulado. Isso dá mais tranquilidade quando você quer emprestar o veículo para seus filhos, não é? 
Junto com a parte de segurança no reconhecimento fácil a limitação de uso de outros motoristas, a Ford busca combinar comandos através de voz para abrir o teto solar ou então mudar a temperatura do carro a fim de facilitar mais na hora de dirigir.
Infelizmente, o Project Mobil ainda está em testes, então não existe uma data certa para que passe a ser produzido nos modelos Ford, mas é uma boa chance de conseguir evitar roubos e ainda até deixar seu seguro de carro mais barato, uma vez que não conseguirão roubar o carro sem sua permissão.
A montadora ainda tem que avaliar formas de integrar as câmeras internas com os sensores e dados que já fazem parte do veículo a fim de deixar o equipamento bastante interativo.
Enquanto isso, a vale a pena continuar protegendo seu veículo com um bom seguro, além de instalar um rastreador para encontrá-lo mais facilmente caso algo aconteça.
E você, o que achou do projeto da Ford para deixar seu veículo mais seguro e protegido? Acredita que isso pode acabar com os roubos de carros da marca ao inibir a ação dos ladrões sabendo que existe um equipamento que pode até mesmo tirar uma foto dele e deixá-lo exposto para a polícia?

Related posts

Leave a Comment