Formula E | Lucas di Grassi vence corrida inaugural da F-E

O piloto brasileiro Lucas di Grassi, da ABT Audi, fez história ao conquistar a primeira vitória na corrida inaugural da F-E ou Formula E, a categoria mais verde do mundo do automobilismo, realizada nas ruas envolta do Parque Olímpico de Pequim, na China. O francês Franck Montagny foi o segundo, seguido pelo inglês Sam Bird. A prova ainda foi marcada pelo forte acidente envolvendo Nicolas Prost e Nick Heidfeld, na última volta.
Nicolas Prost, filho tetracampeão mundial de F-1, Alain Prost, era o pole e largou muito bem mantendo a ponta. Lucas di Grassi se manteve em segundo, seguido pelo seu companheiro Daniel Abt. Infelizmente a confusão no meio do pelotão tirou Bruno Senna, da equipe Mahindra, acionando o Safety Car para a retirada de seu carro.
A relargada foi dada na volta número cinco, os lideres se mantiveram os mesmos, mas com muitas trocas de posições na parte de trás, entre elas uma bela briga entre Nelsinho Piquet, Oriol Serviá e Takuma Sato.
Na volta 10, Montagny, da Andretti, fez uma pela ultrapassagem sobre Karun Chandhok, piloto da Mahindra, companheiro de equipe de Bruno Senna, que por curiosidade formaram a dupla da equipe Hispania, na F-1, em 2010.
Na 13ª volta todos os primeiros colocados entraram no pits para a troca de carros, isso mesmo, em vez de troca de pneus ou reabastecimento, na F-E se troca o carro. Com isso Prost manteve a ponta, Heidfeld, que era quarto, assumiu a segunda posição, seguidos por Di Grassi, Montagny e Abt.
Na última volta, Prost, da Dams e Heidfeld, da Venturi, brigavam pela vitória até na reta antes da última curva, o alemão colocou o carro de lado para tentar a ultrapassagem no francês, mas Prost fechou a porta e eles se tocaram, fazendo o carro da Venturi voar e bater forte na barreira de pneus. Felizmente Nick saiu ileso do carro e correu para tirar satisfação com Prost.
Depois Heidfeld disse: “Eu pensei que ia ser um grande acidente. Bati no meio-fio, parecia que eu estava no ar para sempre. Fechei os olhos e esperei o impacto. Estou com uma pequena dor na minha perna, mas fora isso eu estou perfeitamente bem”.
Já o sortudo Lucas di Grassi falou sobre a vitória: “Em primeiro lugar, estou feliz que o Nick está ok, mostra o quão seguro esses carros são. Vencer esta corrida é um sonho que se tornou realidade. Tive a sorte de estar no lugar certo na hora certa. A equipe fez um ótimo trabalho e estou extremamente feliz de ser o primeiro vencedor da Fórmula E”.
Frack Montagny terminou em segundo, seguido por Daniel Abt, mas este acabou punido por exceder o limite da bateria e assim Sam Bird, assumiu o tereceiro posto. Nelsinho Piquet terminou em oitavo e Bruno Senna não completou a prova.
A próxima etapa acontece nas ruas de Putrajaya, na Malásia, no dia 22 de novembro.

Related posts

Leave a Comment