Indy | GP de Long Beach 2014: Resultado da Corrida

Em prova muito acidentada, o inglês Mike Conway, da equipe Carpenter Racing, venceu o GP de Long Beach, segunda etapa da temporada da F-Indy 2014. O líder do certame Will Power foi o segundo e o novato Carlos Muñoz finalizou em terceiro. Hélio Castroneves terminou na 11ª posição e Tony Kanaan não completou a corrida, o baiano se envolveu no grande acidente envolvendo Ryan Hunter-Reay e Josef Newgarden que tirou cinco pilotos da prova.
O circuito de rua de Long Beach é um dos palcos favoritos de Conway, foi lá que o piloto venceu sua primeira prova na categoria em 2011, pela Andretti Autosport. O inglês que começou fazendo uma prova regular, foi crescendo graças uma boa estratégia e ultrapassagens certeiras. Will Power que começou muito mal a prova, ficando preso no meio do pelotão, se beneficiou dos acidentes e conseguiu a segunda posição, o mesmo aconteceu com Carlos Munõz.
A largada desta vez foi parada e não lançada, como acontece normalmente em circuitos de rua ou misto. Hunter-Reay se manteve na ponta, mas Hinchcliffe que estava na segunda posição, largou muito mal e perdeu duas posições. Sebastian Bourdais saltou muito bem e quase conseguiu tomar a primeira colocação. Os brasileiros não tiveram um bom começo e perderam posições, Helinho caiu para 13º e Tony 14º.
A primeira bandeira amarela aconteceu na volta número 26, Bourdais erra na distribuição de freio, escapa e fica na barreira de pneus. Uma pena, o francês fazia uma grande prova, mas felizmente ele conseguiu levar seu carro para os boxes e trocar o bico de seu carro. 

A relargada aconteceu na volta 31, mas ainda na mesma passagem Justin Wilson toma um toque de Rahal e roda. Poucos metros à frente, Simon Pagenaud é acertado por Power e vai parar na barreira de pneus. Os incidentes não causaram bandeira amarela, mas a corrida de ambos pilotos ficaram totalmente avariada. O filho do lendário Bobby Rahal tomou uma punição voltas depois, o mesmo deveria ter acontecido com o piloto da Penske, mas os fiscais não pensaram assim.

A segunda bandeira amarela foi acionada na volta 41, novamente Sebastian Bourdais passa reto e vai parar na barreira de pneus, o tetracampeão da Champ Car vai para os boxes e retorna com voltas atrás do líder. Na passagem seguinte, o motor de Charlie Kimball, que estava em sexto, atrás de Castroneves, estoura, forçando o piloto da Ganassi abandonar.
Na volta 54, o grande acidente da corrida, um verdadeiro big one. Tudo aconteceu após Josef Newgarden assumir a ponta com uma grande parada nos boxes, Hunter-Reay tentou passar em uma curva em que não havia espaço e acertou Josef. O problema é que os pilotos que estavam atrás não conseguiram parar e se envolveram no acidente. Resultado, fim de prova para: Ryan Hunter-Reay, Josef Newgarden, James Hinchcliffe, Takuma Sato e Tony Kanaan. Jack Hawksworth e Helinho foram acertados, mas conseguiram continuar na prova.
A relargada aconteceu na volta 64, Dixon estava na frente seguido por Justin Wilson. Conway conseguiu ultrapassar Power e assumiu o terceiro posto. Ainda naquela passagem, os dois líderes se estranham e Wilson tomou uma fechada de porta, bateu seu carro no muro e destruíu sua suspensão, fim de prova para o inglês.
A intervenção final do Safety Car aconteceu duas voltas depois de ser dada a bandeira verde, Rahal roda no hairpin da última curva e deixa o motor do seu carro morrer. Na relargada, Power tenta recuperar a segunda posição, mas sem sucesso.
Nas últimas dez voltas Dixon segura pelo menos seis pilotos e escuta no rádio que precisava economizar combustível, mas faltando apenas três passagens, o atual campeão da categoria entra para um Stop & Go e despenca para a 12ª posição. Com isso, Mike Conway assumiu a primeira posição e não perdeu mais.

Após 80 voltas, Mike Conway venceu a movimenta etapa de Long Beach, Power foi o segundo e o jovem Carlos Muños terminou em terceiro. Juan Pablo Montoya e Simon Pagenaud finalizaram em quarto e quinto respectivamente. Hélio Castroneves foi apenas o 11º e Tony Kanaan foi o 18ª colocado.
Os cinco melhores na classificação são: Will Power (93 pontos), Mike Conway (66 pontos), Simon Pagenaud (60 pontos), Hélio Castroneves (55 pontos) e Ryan Hunter-Reay (54 pontos). Na Indy Lights o brasileiro Luiz Razia terminou na quinta colocação em prova vencida por Gabby Chaves.

A terceira etapa da F-Indy acontece no dia 27 de abril, no circuito misto do Alabama.

Related posts

Leave a Comment