Melhores dicas para dirigir na chuva

Sabemos que dirigir em corridas chuvosas, exige do piloto muita técnica. Mas dirigir no trânsito também exige prática e atenção. Essa condição climática reduz a visibilidade, diminui a aderência dos pneus e dificulta manobras de emergência. Veja alguns cuidados que o motorista deve ter no meio de um temporal, ou mesmo com a pista molhada para garantir sua segurança.

1 –  Mantenha o controle do carro. Isso é possível ficando com mãos no volante o tempo todo e evitando distrações como o celular ou o rádio. Em caso de aquaplanagem, que acontece quando o veículo passa sobre a água e perde o contato com a pista, não freie o bruscamente. O correto é manter a  aceleração e dirigir em linha reta o máximo possível, evitando movimentos exagerados.
2 – Se houver acúmulo de água na pista, diminua a velocidade. Por causa da água, o tempo de frenagem é maior e o motorista pode perder o controle do veículo. Só ultrapasse com segurança. Em caso de vias inundadas, escolha outro caminho. Elas podem esconder obstáculos.
3 –  Acenda as lanternas e os faróis baixos, mesmo de dia. Devido á baixa visibilidade, essa medida faz com que seu carro seja visto por outros condutores. Se a visibilidade estiver muito reduzida, pare o veículo em local seguro e espere o tempo melhorar. 

4 – Na hora de comprar pneus, procura um produto que una qualidade e boa aderência. Usar pneus inadequados, desgastados e sem calibrar pode prejudicar a estabilidade e a frenagem do veículo, logo, coloca em risco a segurança dos passageiros. 

Leave a Comment